GQVT – Gerência de Qualidade de Vida no trabalho

A Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho foi criada, em 2014, com o compromisso de desenvolver ações relativas à promoção e ao fomento de ações voltadas ao bem-estar, à saúde, à motivação, à produtividade e à valorização da qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores da UNEB.
Em 2015, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da UNEB, por meio da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT) divulgou o Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho com objetivo de subsidiar o fortalecimento das ações permanentes de valorização e melhoria da qualidade de vida dos técnicos e analistas universitários e docentes da Instituição, tópico de destaque do Projeto de Gestão 2014-2017.
O questionário fez parte de uma pesquisa quantitativa realizada pela PGDP, aplicada entre os dias 14 de novembro e 18 de dezembro de 2015, que visou levantar opiniões a respeito da qualidade de vida no ambiente da UNEB, no que se refere, principalmente, à satisfação no trabalho, segurança, bem-estar, saúde, lazer, valorização e respeito ao servidor.
A pesquisa contou com a participação de 233 pessoas entre professores, técnicos e analistas universitários, profissionais temporários, e estagiários da instituição, e contemplou temas como segurança no trabalho, riscos de saúde, relação com o trabalho e percepção da qualidade das relações no trabalho.

Principais resultados

Riscos de Saúde – Dentre os principais riscos de saúde identificados junto aos servidores estão o excesso de peso/obesidade que acomete 55% dos entrevistados e também o sedentarismo, condição de 52% dos entrevistados.

Atividades de interesse – Entre as atividades de interesse citadas no questionário estão: Campanhas Educativas relacionadas à qualidade de vida no trabalho; Palestras ligadas a saúde, qualidade de vida, bem estar e segurança no trabalho; e Eventos de Integração, todos esses quesitos alcançaram mais de 90% de interesse.

Relação com o trabalho – A pesquisa identificou a relação do servidor com o trabalho, mensurando bons índices referentes ao grau de satisfação (48%) e de concentração no ambiente de trabalho (65%). Sobre a motivação para o trabalho a pesquisa apontou um equilíbrio entre os entrevistados: 32% a avaliaram como intermediária e 33% como alta.

Segurança no trabalho – 32% dos entrevistados manifestaram que se sentem pouco seguros no ambiente de trabalho. No quesito sobre a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho há um equilíbrio entre os que se sentem seguros (27%) e pouco seguros (30%).

Fonte: Núcleo de Jornalismo / Assessoria de Comunicação – UNEB

QUESTIONÁRIO GQVT
RESULTADOS QUESTIONÁRIO

 

Links

http://www.uneb.br/pgdp/qualidade-de-vida/

http://www.uneb.br/2016/02/26/uneb-divulga-resultados-de-pesquisa-sobre-qualidade-de-vida-no-trabalho/

Leave a Comment